26 de nov. de 2014

Exposição de fotos

       

Os alunos do 8º ano B juntamente com o professor Elisandro Félix de Lima realizaram no pátio da escola uma exposição de fotos e resumo sobre a história do município de Cacoal. O trabalho é uma homenagem aos 37 anos de emancipação politica do município.
Para a realização do trabalho, o professor Elisandro dividiu a turma em 5 grupos e solicitou que cada grupo tirassem fotos da cidade e elaborassem um breve resumo com os seguintes temas> inicio da colonização, as primeira moradias, os primeiros comércios, história das eleições municipais e história da educação no município.
Após a coleta de informação, retirado do livro ”Cacoal” de Lourdes Kemper, os alunos digitaram os resumos no LIE- Laboratório de Informática Educacional e repassaram os textos em arquivo do word ao professor Elisandro para que fossem revisados.
Feito a revisão e impressão dos resumos e das fotos, os alunos e o professor Elisandro montaram um painel com fotos recentes e antigas da cidade de Cacoal.
A bandeira do município e  os resumos também foram expostos no mural da escola.
Na tarde do dia 24 os alunos do 8º ano B apresentaram o trabalho a todos os alunos do CBA ao 5º ano.
No dia 25 todos os alunos da escola cantaram o hino do município e a diretora, Fábia Cechetto, parabenizou a todos pela exposição e relembrou a importância da data comemorativa.

Texto: Elisandro Félix de Lima
Fotos: Evelyn  Santana Moutinho




21 de nov. de 2014

Redação "Relações Étnicos-Raciais"

Hoje dia 21/11/2014, no Auditório da CRE, aconteceu Cerimônia de Premiação do Concurso de Redação "Relações Étnicos-Raciais: Culturas e Misturas no Universo Escolar". A  Aluna do 9º ano A  Stéfany de Jesus Lagasse da Escola Maria Aurora, recebeu a premiação de 3º lugar de Redação na categoria de ensino fundamental. Parabéns aos estudantes das Escolas Cora Coralina, Celso Ferreira da Cunha, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Frei Caneca e Maria Aurora do Nascimento, vencedores no Concurso! Parabéns   aos professores Elisandro e Daiane que desenvolveram este trabalho com seus alunos.





    

20 de nov. de 2014

Hora do Conto.



O projeto “Hora do Conto” vem com a intenção de proporcionar aos nossos educando condições reais de interação ao mundo letrado, aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e emoção aquele que ler. No entanto, não basta apenas se ter a consciência de que a leitura é indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato de ler venha se tornar uma realidade concreta na vida desse indivíduo.
Para isto relacionamos os textos lidos com a vida diária, promovemos momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opções individuais e esta socialização esta sendo feita por meio de textos bíblicos.
É uma grande alegria estar com estes pequeninos, agradeço a Deus por me proporcionar esta benção.
Este projeto teve inicio dia 18 de novembro com as séries iniciais da Escola maria Aurora.

Texto: Darlene Haese

Provinha Brasil

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2014  foram  aplicadas  as provinhas de língua portuguesa e matemática na sala de CBA II da  Professora Vanessa.
O objetivo da Provinha Brasil é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.
A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino, e conforme Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, tem os seguintes objetivos:
a) avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;

b) oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e

c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações:
·         estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
·         planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
·         investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
·         desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
·         melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. 

17 de nov. de 2014

Palestra

No dia 17 de novembro de 2014 às 19:30 nas dependências da Escola Maria aurora do Nascimento os professores da UNIR : Silvério dos Santos  Oliveira e Afonso Maria das Chagas foram convidados  para  ministrar palestra abordando o tema : “Direitos e Deveres  dos pais no desenvolvimento educacional dos filhos. Fizeram - se presentes muitos pais e professores.