30 de set. de 2013

INCLUSÃO ESCOLAR E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM

Dia 28 de setembro de 2013 a professora mestra Marinalva Maximiano esteve nas dependências da Escola Maria Aurora para uma palestra com  professores de CBAI ao 9º ano do ensino fundamental sobre: Inclusão Escolar.

Os temas abordados  foram:adaptação, acessibilidade, transtorno bipolar, dislexia, legislação dos especiais,aplicação das verbas, adaptações para deficientes e etc.

Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.
Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo.
Fonte: Portal da Educação.

P1170949P1170950P1170946P1170951

27 de set. de 2013

Aluna Ana Lídia ganha concurso

Concurso Campo Limpo de Desenho, faz parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que tem como objetivo levar seus participantes a reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.
O concurso é dirigido a estudantes regularmente matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental das escolas participantes do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo. O tema do concurso de desenho era: ¨Mais reciclagem é menos lixo¨.
Dia 25/09/2013 foi decidido o resultado da etapa estadual do Concurso de Redação e de Desenho do Dia Nacional do Campo Limpo. De acordo com o regulamento do concurso, os vencedores de cada categoria irão participar da etapa nacional.

A premiação dos três primeiros colocados em redação e em desenho ocorrerá no dia 04 de outubro em Cacoal, sendo homenageados também os professores e diretores das escolas vencedoras. No concurso deste ano participaram 450 alunos de escolas de cinco municípios.
Na Escola Maria Aurora do Nascimento, alunos do 4º ano participaram deste concurso e a vencedora  foi   a  aluna do 4º ano B ¨Ana Lidia Cabral Felberg¨a qual ganhou o primeiro lugar. Parabéns!!!

Encerramento do bimestre

Para comemorar os objetivos alcançados os alunos que cumpriram com seus deveres, receberam ao longo do bimestre dinheiro, no qual seu valor escolhido pelas atividades as quais eles realizaram.

No final, para compensar os esforços eles podem ¨comprar¨ objetos que são ¨vendidos¨na feira em sala de aula.

O objetivo deste dinheirinho é  despertar o interesse e a  responsabilidade de serem alunos dedicados.Segue fotos da feira.

Texto: Professora Gisele Maria

P1170893P1170895P1170903P1170904P1170907P1170911P1170915P1170922

26 de set. de 2013

¨DIA NACIONAL DO SURDO¨

DSC02961P1170880

Neste dia 26 de setembro é comemorado o ¨Dia do Nacional do Surdo¨, onde é lembrado a data da inauguração da primeira escola para surdos neste país, sendo em 1857 no Rio de Janeiro – INES Instituto Nacional de Educação de Surdos. Nesta data lembra-se também das lutas e vitórias alcançadas.

A cor azul tornou-se a parte da cultura surda relembrando assim, toda a história e  opressão, representa o ¨orgulho surdo¨, onde demonstram o orgulho em mostrar um pouco de sua própria cultura. A Escola Maria Aurora Parabeniza a todos os surdos.

DSC02964DSC02965P1170884P1170888

REUNIÃO

Neste dia 25/09/2013, às 19:00 horas, aconteceu a reunião com os pais de alunos de CBA ao 9º ano, no pátio da Escola Maria Aurora do Nascimento com a Diretora Fabia Cornélia Cechetto.

A diretora iniciou a reunião apresentando a  pauta: Projetos da escola já aprovados: PDE, Profipes e  Acessibilidade. Projetos em andamento: Reforma elétrica e  PDDE Sustentável.

Falou ainda sobre 0 Proafi, que ainda não saiu e esta acumulando contas de telefone, material de papelaria(material pedagógico), alunos indisciplinados que faltam com respeito aos funcionários da escola, Prêmio Gestão, onde a escola ficou entre as 15 melhores do estado de RO na Gestão Escolar, SAERO, Palestra Sexualidade desenvolvido juntamente com a TV Sala, psicólogos,agente  de saúde, medica e  farmacêutica, para os alunos adolescentes que precisam de orientação.

Pediu  aos pais que acompanhem os seus filhos nas tarefas, pois a recuperação é bimestral e não temos exame final.

DSC02972DSC02973DSC02976DSC02977DSC02984DSC02987

24 de set. de 2013

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil vai ate 30 de Outubro
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos professores da educação básica, que tenham desenvolvido experiências pedagógicas bem-sucedidas, nas escolas, podem inscrever seus trabalhos no 7º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
Professores rondonienses de todas as etapas da educação básica têm até 30 de outubro para inscrever suas experiências pedagógicas e participar do 7º Prêmio Professores do Brasil. Os educadores devem inscrever no site do concurso: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. Serão selecionados até 40 trabalhos, oito por região.
O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Secretarias de Educação e outras instituições, com objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, reunindo experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
Os trabalhos serão divididos em duas categorias: temas livres e temas específicos. A primeira será separada apenas por período - educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Texto: Madalena Marcelino
Foto: Divlgação
Fonte: Assessoria Seduc

Escolas vencedoras do Prêmio Gestão 2013

Pátio A

A Secretaria de Estado da Educação mantém uma parceira com o Conselho Nacional de Secretário (Consed) para a realização do Prêmio Gestão Escolar no estado, desde sua primeira edição em 1998, e ao longo desses anos muitos foram os ganhos que as escolas públicas de Rondônia obtiveram.

Um dos principais ganhos é a possibilidade de acesso a uma ferramenta sistematizada de auto avaliação que leva a escola a entrar num processo conjunto de reflexão sobre todos os aspectos da gestão e, finalmente, após essa reflexão, a possibilidade de melhorar seus processos, promover as adequações necessárias e fortalecer aquilo de bom que a escola já vem desenvolvendo.
O Prêmio Gestão Escolar é uma forma de estimular as escolas à cultura da auto avaliação como quesito básico para a melhoria da qualidade do ensino.
O Prêmio Gestão Escolar tem como premissa básica, a melhoria da qualidade da educação pela gestão, por entender que é de responsabilidades do gestor o envolvimento com todas as dimensões do cotidiano escolar. Sendo assim, a gestão pode ser vista sob diferentes perspectivas: processos pedagógicos; resultados educacionais obtidos pelos estudantes; participação e atendimento à comunidade; pessoas que compõem a equipe escolar; recursos financeiros e patrimoniais.
Na edição do prêmio Gestão Escolar 2013 foram feitas algumas adaptações e aperfeiçoamentos considerando as mudanças das políticas educacionais e seus desafios, bem como respeitando a grande diversidade sociocultural e econômica do país.  Dentre as mudanças ocorridas, destaca-se:
O Prêmio será Bienal, isto é, nos anos ímpares acontecerá um processo de seleção e premiação e os anos pares serão dedicados à promoção de ações de formação e aperfeiçoamento para as equipes gestoras das escolas inscritos e técnicos da secretaria de educação. 
Em razão disso, esse ano foram selecionadas 2 (duas) escolas para a fase nacional, a primeira colocada será a Escola Destaque Estadual 2013, que receberá as premiações previstas no regulamento e a segunda, embora não seja premiada em 2013, receberá atenção especial em 2014.
São Elas:
1ª colocada - IEE Wilson Camargo – Vilhena
2ª colocada - EEEFM. Coronel Jorge Teixeira De Oliveira – Ji-Paraná
As 15 escolas que serão premiadas pelo governo do estado por se destacarem pela boa gestão.
IEE Wilson Camargo – Vilhena
EEEFM. Coronel Jorge Teixeira De Oliveira – Ji-Paraná
EEEFM. Marechal Rondon – Vilhena
EEEF. Aurélio Buarque de Holanda – Nova Brasilândia
EMEIEF. Chapeuzinho Vermelho – Ariquemes
EMEF. José Augusto da Silva – Porto Velho (dist. Extrema)
EEEF. Bom Jesus - Porto Velho
EEEFM. 28 de Novembro – Ouro Preto
EEEFM. Raimundo Euclides Barbosa – Pimenta Bueno
EEEFM. Bela Vista – Porto Velho
EEEFM. Tancredo de Almeida Neves – Cerejeiras
EEEFM. Juscelino Kubistchek – Santa Luzia do Oeste
EEEF. Fernanda Souza de Paula – Espigão do Oeste
EEEFM. Maria Aurora do Nascimento – Cacoal
CEEJA. Euclides da Cunha – Alvorada do Oeste

Retirado do site: http://www.rondonia.ro.gov.br/noticias.asp?id=18295&tipo=Mais%20Noticias

Fonte:  Assessoria Seduc

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

18 de set. de 2013

PROJETO: SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Dia 17/09/13 nos períodos matutino e vespertino aconteceu na Escola Maria Aurora do Nascimento a primeira palestra do Projeto: Sexualidade na Infância e Adolescência com profissionais da Saúde do Bairro Liberdade (USF) sendo ministrantes da mesma: Psicóloga Ana Nóbrega da Silva, Médica  Anyzabel Liberalino Martins ,Farmacêutica  Daniele Cristina Bonelli Santos, Técnica de Enfermagem Francisca Dionete dos Reis e agentes de Saúde  Sônia Simonetto , Leuci S. Pessoa e Rodrigo de Oliveira Biozuto que abordaram o tema,Higiene Pessoal, uso correto do preservativo e DSTs.

Participaram da palestra alunos do 4º ao 9º ano, todos com o consentimento dos pais ou responsáveis, pois o despertar para a sexualidade é um processo que acompanha as transformações corporais iniciadas na puberdade e a sexualidade é um aspecto natural do ser humano, sendo despertado habitualmente na adolescência. Entretanto, tendo em vista os estímulos externos (contexto social, mídia, etc.)e internos (biológicos) estes aspectos têm conduzido nossos estudantes ao florescimento precoce da sexualidade.

Diante desta situação, percebe-se a necessidade de abordar este tema num contexto educacional, possibilitando o avanço do conhecimento de senso comum dos educandos para o científico, e daí, construir uma base que possibilite reflexão, conhecimento e conscientização dos valores e das atitudes ao se confrontar com esta nova fase de suas vidas, haja vista o índice crescente de crianças grávidas entre a idade de 10 a 14 anos segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Em 2007 ocorreram quase três milhões de nascimentos no país, dos quais 594.205 correspondem a 21,3% das mães entre as idades de 10 e 19 anos. No entanto, a tendência da gravidez na adolescência é de redução. Isto ocorre por conta das campanhas em relação ao uso de preservativo, da disseminação da informação sobre os métodos anticoncepcionais e valorização do ser humano.

O Projeto tem como objetivo contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens para com a saúde do próprio corpo e de sua sexualidade.

As atividades serão desenvolvidas nas disciplinas de L.Portuguesa,Ciências, Matemática, Artes, Geografia e História onde serão desenvolvidos textos, palestras, debates e pesquisa,e o encerramento acontecerá no final do mês de dezembro com uma palestra, onde serão convidados os pais ou responsáveis para prestigiar as atividades e pesquisas desenvolvidas pelos seus filhos. Segue fotos.

Texto  Beloni  Corrêa Barreto.

17 de set. de 2013

1º Jogo na categoria mirim

No 1º  jogo da categoria mirim masculino, os alunos do mais educação fizeram bonito, e foram classificados para a semi final.

E que venha também a grande final … Parabéns garotos! Profª Matilde Coordenadora do Programa Mais Educação.

SAM_1426SAM_1427SAM_1431SAM_1433SAM_1435SAM_1436

Comemoração

Ontem segunda –feira dia 16 de setembro as alunas de Balé do Programa + Educação, juntamente com a coordenadora Matilde fizeram uma surpresa para o monitor Fernando , o qual completou mais uma ano de vida. Parabéns Fernando!

P1170724P1170728P1170734P1170737P1170738P1170739

13 de set. de 2013

ABERTURA 2ª COPA MAIS EDUCAÇÃO

Chegou o grande dia… Abertura da 2ª copa mais educação, o grupo do ballet “ livres para voar” abrilhantaram o evento na coordenação do profº Fernando e profª Matilde.

DSC04322DSC04323DSC04326DSC04328

8 de set. de 2013

Comemoração 07 de Setembro

Segue  fotos da comemoração da escola Maria Aurora referentes ao sábado do dia 07 de Setembro. Foram feitas apresentações com alguns alunos de CBA ao 5º ano.

P1170183P1170370P1170372P1170375P1170385P1170388P1170395P1170401P1170402P1170411