27 de ago. de 2013

OFICINA DE RÁDIO ESCOLAR

SAM_1301SAM_1302

O programa mais educação realizou oficina de comunicação e mídia rádio escolar fora da escola, com o intuito de mostrar para os alunos a realidade de uma rádio Acompanhados pelos monitores: Edicléia, Gealits e Matilde coordenadora do programa, visitaram a rádio Samaúma, na ocasião os alunos participaram do programa com perguntas e curtiram o musical do momento. Parabéns a todos os alunos.

Texto: Coordenadora  do Programa Mais Educação Matilde

SAM_1311SAM_1314

PALESTRA IDARON

Estiveram na aqui na escola Maria Aurora, dia 23/08/13 das 9:30 às 11:00 horas e das 15:30 ás 17:00 horas os funcionários da IDARON, Nilton e Marielza, para uma Palestra sobre  Lixo e Reciclagem com alunos do 4º e 5º ano.
Os objetivos desta palestra são: destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos e regulamentação do concurso campo limpo/2013 para desenho e redação.
Foi exibido aos alunos um vídeo  sobre defensivos agrícolas, aquisição,uso e destinação das embalagens.Segue fotos.

23 de ago. de 2013

JOGOS DE 6º AO 9º

Neste sábado,dia 10 de agosto no horário vespertino as professoras de educação física Camila e Sueli, juntamente com os outros professores fizeram os jogos entre as turmas de 6º ao 9º, conforme fotos.
                       

GINCANA E JOGOS

 As professoras de Educação física  Camila e Sueli, neste sábado dia 10 de agosto,  na quadra da Escola Maria Aurora do Nascimento realizaram  a gincana de CBA I,II , III e  jogos com alunos do  4º ao 5º  ano, no período matutino. Os vencedores do gincana foram alunos da turma amarela das Professoras: Cleusa e Josefa. Nos jogos o vencedor foi o 5º ano B da professora Ione.
Segue fotos.


8 de ago. de 2013

BULLYING É TEMA ABORDADO PELA ESCOLA MARIA AURORA



Na semana passada, professores e alunos da Escola Maria Aurora desenvolveram atividades abordando a temática bullying. O projeto teve como objetivo conscientizar os alunos sobre as práticas de violência no ambiente escolar e na internet (cyberbullying), assim como, levar ao conhecimento dos alunos os tipos, formas e consequências do bullying.
No laboratório de informática, os alunos do 8º ano desenvolveram uma pesquisa teórica e elaboraram um relatório sobre os tipos de bullying. As demais turmas, orientadas pelos professores, produziram frases, poesias e cartazes abordando a temática.
Na sexta-feira, professores e alunos fizeram o encerramento do projeto. Houve apresentação de cartazes e produções textuais. O sargento Aliomar, coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, orientou os alunos sobre as consequências das práticas do bullying e como reconhecer quando um aluno é vítima ou agente desse tipo de violência.
No Brasil, bullying é um termo utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva, contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.
O projeto realizado na escola é uma extensão da Lei n. 2.590, de 28 de outubro de 2011, que dispõe sobre a criação do Dia de Combate ao Bullying no âmbito do Estado de Rondônia e da Lei 2.621, de 04 de novembro de 2011, que autoriza o poder executivo a instituir o programa de combate ao bullying, de ação interdisciplinar e participação comunitária, nas escolas da rede de ensino público e particular do Estado de Rondônia.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA.Cartilha de orientação de combate ao bullying. Porto Velho, 2013.

Por Elisandro Félix de Lima 




7 de ago. de 2013

ÁGUA

Todos os alunos do 6º ano “B” da Escola Maria Aurora do Nascimento, juntamente com a professora Elisabete fizeram algumas pesquisas para entender  como acontece a descontaminação da  água e como ela é transformada  em  potável.

Fizeram um filtro com garrafa pet, areia,carvão,pedra e terra, assim eles conseguiram comprovar  através desta  pesquisa como acontece todo o processo  de transformar água contaminada em água potável.

 

1 de ago. de 2013

PROVINHA BRASIL

Os alunos de CBAII das professoras Cleusa e Ivanete fizeram a Provinha Brasil ontem  dia 31/07/2013 na Escola Maria Aurora do Nascimento.

Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre  o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino e tem como  principais objetivos :
* Avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental;
* Diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.