17 de mai. de 2013

Formação Hagaquê

 

No dia 16 de maio de 2013 às 18:00 horas no LIE (Laboratório de Educação Educacional) da Escola Maria Aurora do Nascimento, foi realizada a Formação de Hagaquê com as professoras: Jeneci Jesus Lagasse e Beloni Corrêa Barreto

O Hagaquê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de cenários, personagens, etc.

Hagaquê é o mesmo que HQ, abreviatura para História em Quadrinhos no Brasil. Foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

Objetivos deste software: Desenvolver a capacidade de expressar por meio da escrita e oralmente, as ideias; Estimular a criatividade dos alunos utilizando-se dos conhecimentos pessoais para a produção da história em quadrinhos;Possibilitar o conhecimento e a utilização das ferramentas do programa Hagaquê no   computador; Incentivar o desenvolvimento de atividades pedagógicas utilizando o Software Hagaquê para que os educandos possam identificar por meio da leitura e interpretação de textos, as marcas linguísticas e os elementos visuais indicadores de ações que permitam a construção de sentido das histórias;

Pensando na qualidade de ensino e em metas a serem atingidas,buscou-se por essa formação por entender que os alunos poderão trabalhar este software com seus respectivos professores na elaboração de Histórias em Quadrinhos desenvolvendo assim a Leitura e escrita.

Tivemos a participação de 17 professores de CBA ao 9º ano nesta oficina. Os professores que participaram gostaram bastante da proposta deste software, fizeram duplas ou sozinho suas próprias história em quadrinhos.

Os professores devem preparar seus alunos, pois precisam saber a melhor maneira de criar produtos para os meios de comunicação. Pois “As tecnologias não são boas ou más. Depende do uso que você faz delas.”

15 de mai. de 2013

Comemoração “Dia das Mães”

No dia 09 de Maio as 19:00 horas no pátio da Escola Maria Aurora, aconteceu o evento para comemorar o dia das mães e evidenciar as atividades desenvolvidas durante a semana , lembrando que a presença da mãe é de suma importância na vida dos filhos.
Dando abertura ao evento a vice- diretora Iara Rejane, agradeceu a presença das mães e funcionários (as). Em seguida foi apresentada a mensagem reflexiva referente à função de ser mãe e o quão importante é sua presença na família, em seguida foi apresentado um vídeo em homenagem as mães funcionárias da escola e demais mães presentes. Houve ainda  apresentação do Ballet, com a musica "Quebra Nozes", coordenado pelo monitor do Programa Mais Educação, Fernando Henrique, o monitor de matemática Carlos Alexandre do Mais Educação , apresentou a musica intitulada "Amor de Mãe". Durante o evento entre uma apresentação e outra foram improvisado brincadeiras e sorteio de brindes as mães. Para finalizar a monitora da oficina de dança do Programa Mais Educação, Elaine Rangel, apresentou uma coreografia com a musica "The Black Eyed Peas"  tendo a participação de alunas (os) do Programa Mais Educação.
Ao término das apresentações, a convite da Vice- diretora Iara Rejane, as mães encaminharam-se para o refeitório onde lhes foi servido um coquetel.


10 de mai. de 2013

Vídeo Dia das Mães!!!

VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Já está disponivel neste link:  http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31
a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A IV CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.