22 de jun. de 2011

CANTINHO DA LEITURA


Cantinho da Leitura é um projeto que está sendo desenvolvido na biblioteca da escola, que tem como objetivo proporcionar aos alunos um ambiente propicio para leitura, elemento indispensável no processo ensino - aprendizagem.
Sem ler não chegamos a lugar algum. Os alunos estão adorando este novo cantinho acochegante para todos.
A leitura e a escrita ocupa um lugar muito importante no nosso dia-a-dia.

1ª Videoconferência sobre Prova Brasil 2011







A equipe gestora e pedagógica, junto com os professores de Língua Portuguesa e Matemática, do ensino fundamental da Escola Maria Aurora do Nascimento, assistiram nesta terça-feira, 21/06/2011, no horário de 13:30 às 16:30 horas, a videoconferência transmitido pelo MEC sobre a Prova Brasil. Com o objetivo de conhecer os procedimentos metodológicos desta avaliação, que tem como foco o desempenho dos alunos do 5º ao 9º ano. Foram esclarecidas as dúvidas sobre a mesma e discutido a respeito da matriz de referência de Língua Portuguesa e Matemática.

Vale ressaltar a importância dessa videoconferência para compreender o processo de aplicação da Prova Brasil, visto que são instrumentos de gestão extremamente necessários para a melhoria da qualidade de ensino. Tal procedimento poderá trazer aos gestores e professores uma noção de que tipo de conhecimento os alunos dominam bem como, por exemplo, se possuem capacidade de assimilar diferentes conteúdos ou não, levando-os a criarem hipóteses, esclarecendo o motivo que impediu certo aprendizado, evidenciando as habilidades e competências adquiridas durante o período de ensino.

A Supervisão.

16 de jun. de 2011

Grêmio Estudantil


Dia 14 de junho de 2011 o professor Joel Domingos Perreira da acessória técnica pedagógica da REN, responsável pelo Grêmio Estudantil e Conselho de Classe esteve na escola escola Maria Aurora do Nascimento reunido com os lideres e vice-lideres de sala e coordenadores da escola. Em sua fala o professor explicou sobre o que é ser líder e vice-líder de sala. Também explicou que o Grêmio estudantil será criado em todas as escola públicas do estado, deu informações de como se forma um grêmio e que o Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

ANIVERSÁRIANTES DE JUNHO


"O ser feliz está sempre em nossas mãos. O surgir de cada dia vem sempre com nova mensagem de esperança.
"Que neste dia todas as alegrias do mundo sejam suas. Parabéns!"

PREMIAÇÃO DA EQUIPE VENCEDORA NA GINCANA DO MEIO AMBIENTE

Agradeço a todos que trabalharam em prol da equipe “Roxo por Natureza”. Quero parabenizá-los e dizer-lhes que foi de grande importância a participação de vocês para que fôssemos vencedores desta etapa da nossa vida. Lembrando-se que a coletividade e a solidariedade devem estar conjunto na vida de todos.
Parabenizamos também a participação dos professores, funcionários e direção que de forma direta e indireta trabalharam para dar o melhor de si.
Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo, por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Boa sorte a todos e que continuem participando e dando o melhor de vocês.
Professoras coordenadoras: Cleusa, Maria Rita e Vitórias

8 de jun. de 2011

GINCANA CULTURAL

A ESCOLA Maria Aurora do Nascimento, pelo 3º ano consecutivo promoveu o projeto GINCANA CULTURAL, contemplado no seu PDE, com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação, e REN- Representação de Ensino de Cacoal, tendo este ano desenvolvido as atividades voltando-se para o tema meio ambiente. O projeto teve duração de 2 semanas finalizando na sexta-feira(03 de junho), com a participação de toda comunidade escolar, a idéia é conscientizar a comunidade local sobre a responsabilidade com a preservação da natureza para que possamos nos beneficiar do equilíbrio ambiental mudando hábitos e atitudes.
A criatividade foi o ponto alto das equipes participantes nas provas da gincana, superando todas as expectativas, tivemos a participação do Sr. Alberto Benício, um dos colaboradores do Instituto DESAM - Instituto de Desenvolvimento Socioambiental, Saúde e Bem Estar, que falou para os alunos da importância do trabalho que estava sendo desenvolvido pela escola. Entre as atividades desempenhadas estavam: paródias, dramatização, desfiles com roupas confeccionadas com material reciclado, coleta de garrafas pet e latinhas, confecção de cartazes, perguntas e respostas. A alegria e o comprometimento dos participantes, foi algo realmente contagiante, As equipes foram compostas cada uma por alunos CBA ao 9º ano, a classificação ficou a seguinte:
1° lugar: equipe roxa – professoras coordenadoras: Maria das Vitórias, Cleusa Gomes e Maria Rita;
2º lugar: equipe laranja – Professoras coordenadoras: Danielle Ayres, Josefa albeni e Ivanete Dumer
3º lugar: equipe branca – Professores(as) coordenadores(as): Rui Lopes, Ione Coelho e Aline
4º lugar: equipe preta – Professoras coordenadoras: Vera Cristina, Andréia Baptista e Margarete
Por fim, foi feita a premiação com medalhas aos participantes, e com o dinheiro arrecadado com a venda das garrafas e latinhas, uma premiação surpresa será feita pela direção da escola, a equipe que ficou em 1º lugar.