24 de mai. de 2011

PROJETO VIOLÃO NAS ESCOLAS







Iniciação Musical com Introdução ao Violão

De grande potencial educativo, o projeto VIOLÃO NAS ESCOLAS é lançado pela SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA, através da COORDENADORIA DE ESPORTE E CULTURA ESCOLAR com o objetivo maior de “incentivar as atividades musicais no ambiente escolar,...” já que música na educação básica é fundamental para o desenvolvimento integral do educando, ou seja, todas as suas dimensões são atingidas e melhoradas, inclusive sua inteligência e visão de mundo.

O instrumento VIOLÃO, a ser introduzido nesta atividade, é ligado a nossa cultura, capaz de ser facilmente encontrado e até adquirido pela maioria da população, além de apresentar possibilidades diferentes de sonorização, que muito tem motivado gerações.

Popular ou clássico pode ser perfeitamente uma ponte entre educação e cultura, entre instrumento e desejo de se emocionar.

No mês de Abril a Escola Maria Aurora recebeu a nova professora do Projeto, Simone de Oliveira Santos, que realizou as inscrições, entrevistou os alunos, formando assim as turmas para as ações. Com um kit de 10 instrumentos, com encordoamentos novos de nylon oferecidos pela direção da escola e total apoio da Orientação e Supervisão Escolar, logo na primeira aula dada o violão já esteve nas mãos dos alunos e já provocou imensa satisfação e vontade de aprender logo! Com apenas duas aulas e exercícios com 02 acordes, os alunos já estão recebendo músicas do cancioneiro infantil folclórico brasileiro para tocar e cantar. Cada atividade é composta de letra, cifra, desenho e foto dos acordes e ainda informações educativas gerais sobre a música.

Aqui nesta escola tem grandes talentos! Já percebo a facilidade de alguns alunos que nunca manusearam um violão em entender e executar os exercícios com poucas orientações. Teremos muito sucesso!” (Prof. Simone Oliveira)



Nenhum comentário: